Menu Fechar

Estado devolve 10 hospitais às misericórdias até 2014

Estado devolve 10 hospitais às misericórdias até 2014 Fafe, S. João da Madeira, Ovar, Anadia, Cantanhede e Serpa são os primeiros de um lote de 28 hospitais públicos cuja gestão vai passar para as misericórdias. Mais quatro são transferidos no próximo ano.

O protocolo de cooperação entre a União das Misericórdias Portuguesas e o Ministério da Saúde faz parte de um pacote legislativo que abre ao setor social a gestão de unidades públicas de saúde.

Prontos para aprovação – que deverá acontecer nos próximos dias – estão também os diplomas que regulam a relação do Estado com as instituições sociais e a concessão do Centro de Reabilitação do Norte à Misericórdia do Porto. O JN sabe que, na semana passada, estava agendada, em Conselho de Ministros, a discussão de um diploma sobre esta temática, mas foi adiada.

Fonte: Jornal de Notícias, 8 de Agosto de 2013

1 Comment

  1. Miguel Sousa Neves

    Um passo muito importante para a manutenção de um SNS minimamente viável mas (há sempre um mas) há que ter o cuidado devido para não se estar a entregar Hospitais públicos a grupos privados através das Misericórdias. É que há algumas cuja “Mesa” ou Administração não terá capacidade de gerir Unidades de Saúde e estão dispostas a passar a “bola” a grupos privados, o que vai travestir todo o sentido da devolução!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *