Menu Fechar

Enfermeiros marcam greve para 26 de Agosto, em Lisboa

Os sindicatos queixam-se da carência de enfermeiros em todas as unidades do centro hospitalar e respectiva sobrecarga de trabalho.

Os enfermeiros entram em greve a 26 de Agosto em seis hospitais de Lisboa.

A confirmação do protesto deverá surgir esta tarde, num plenário destes profissionais a realizar no Hospital de São José, mas a paralisação já foi aprovada pelos enfermeiros do Curry Cabral e da Maternidade Alfredo da Costa.

A estas unidades juntam-se o hospital da Estefânia, de Santa Marta e dos Capuchos, segundo Guadalupe Simões, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

Na origem da paralisação está mais uma vez a alegada falta de pessoal, explica a sindicalista: “As razões são essencialmente decorrentes da extrema carência de enfermeiros que existe em todas as unidades do centro hospitalar, o que tem determinado uma sobrecarga de trabalho dos enfermeiros”.

“Portanto o objectivo da greve é alertar o ministério da saúde e o Governo para alterar as políticas em termos de admissão de enfermeiros e o sindicato dos enfermeiros exige que as administrações tenham autonomia para poder fazer essas contratações e não estarem dependentes da autorização do Ministério das Finanças”, diz ainda.

A greve no Centro Hospitalar de Lisboa Central segue-se a paralisações no IPO do Porto e no Centro Hospitalar do Ave, pelas mesmas razões.

Fonte: Rádio Renascença, 6 de Agosto de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *