São cada vez mais os doentes que estão a chegar a hospitais públicos a meio de tratamentos depois de esgotarem os seguros de saúde.
Muitos doentes estão a chegar aos hospitais públicos, a meio de tratamentos, por terem esgotado os limites dos seguros de saúde. São muitos os casos de oncologia, mas há outros, quase sempre relacionados com patologias com tratamento mais caro.
O secretário de estado da Saúde diz que esta é uma realidade preocupante e diz que o doente não pode ser prejudicado. Fernando Araújo garante que a situação está a ser atentamente analisada e promete para breve regras que definam, com transparência e equidade, o acesso destes doentes que vêm do setor privado.
Em declarações à TSF, o secretário de estado revela que todos os hospitais estão a ser confrontados com estes casos, que estão a ser avaliados em conjunto com a Entidade Reguladora da saúde e com a Ordem dos Médicos. Fernando Araújo defende que é essencial perceber se neste processo, os médicos do setor privado estão a cumprir os princípios a que estão obrigados na relação com o doente.
Fonte: TSF, 6 de dezembro de 2016