O XXI Governo Constitucional assumiu, através do seu programa para a área da saúde, o compromisso com a qualidade e a adequação dos profissionais às necessidades em saúde.
Nesse contexto, a formação médica pós-graduada assumiu-se como uma área relevante de intervenção do Ministério da Saúde, com vista a garantir a excelência científica e técnica dos jovens médicos que ingressam anualmente no Serviço Nacional de Saúde.
O acesso ao internato médico de formação especifica é efetuado através de uma prova de acesso, que já possui cerca de 40 anos e a qual é identificada como possuindo constrangimentos e não correspondendo às exigências atuais.
Através do Despacho nº 642/2016, de 14 de janeiro, foi criada a Comissão Nacional responsável pelo desenvolvimento de um novo modelo de Prova Nacional de Acesso ao Internato Médico (Prova Nacional de Avaliação e Seriação – PNAS).
De entre os pontos fundamentais da proposta apresentada pela Comissão salientam-se:
I-O Novo Modelo de Prova
1-Formato das perguntas
2-Número de perguntas e duração da prova
3- A matriz de conteúdos
4 – Bibliografia
II-Regulamento da Prova
III-Recurso a uma Estrutura Externa para Apoio Técnico à Elaboração da Prova.
A proposta foi entregue no Ministério da Saúde em março de 2017 a qual, após ter sido analisada, foi considerado pertinente, em função da sua relevância, auscultar as Escolas Médicas, a Ordem dos Médicos, o Conselho Nacional do Internato Médico e a Associação Nacional dos Estudantes de Medicina, o que aconteceu no dia 5 de abril de 2017.
Trata-se de uma mudança profunda no modelo de acesso ao internato médico, pelo que se recomenda uma abordagem que seja inovadora, mas simultaneamente consensual, de forma a que os resultados sejam reconhecidos como credíveis e adequados.
Em função da reunião foi decidido que deverá ser efetuado um período de discussão pública, durante 30 dias, no site do SNS, de forma a que todos os interessados possam conhecer a proposta e efetuar sugestões e comentários.
Assim, é tornada pública a proposta da Discussão Pública – Prova Nacional de Avaliação e Seriação (PNAS). Todos os contributos deverão ser remetidos aqui, até ás 23h 59h do dia 10 de maio de 2017.