Artigo da autoria de:
Ana Catarina Ferreira, ULSSM- Unidade Local de Saúde Santa Maria; Catarina da Cruz Nunes, ULSSM- Unidade Local de Saúde Santa Maria; Elisabete Mesquita, ULSSM- Unidade Local de Saúde Santa Maria
RESUMO
A ocorrência de erros é inerente à atividade humana. O importante, do ponto de vista das instituições de saúde, é ter meios adequados para a sua comunicação, avaliação e correção dos processos envolvidos. OBJETIVO: potenciar a reflexão crítico-reflexiva, não punitiva sobre comunicar o erro em saúde. METODOLOGIA: revisão da literatura com pesquisa na plataforma online BVS e EBSCO, recorrendo à base de dados MEDLINE e CINAHL, com descritores reconhecidos pelo MesH: error, AND communication AND Disclosure. Recorremos à literatura cinzenta e outros artigos. RESULTADOS: A comunicação do erro – disclosure – deve ser entendida como a comunicação entre um profissional de saúde, a pessoa e/ou familiar, que informa sobre a ocorrência. O profissional, além da informação, deve discutir o que aconteceu, descrevendo uma ligação entre o erro e suas repercussões. Estas informações devem ser transmitidas de forma a que a pessoa envolvida possa compreendê-las adequadamente. A pessoa / família quer e espera ser informada de forma honesta, sincera, em tempo útil sobre a ocorrência de erros. A equipa de cuidados de saúde e a instituição, devem promover uma relação de confiança pessoa- profissional, através de uma comunicação aberta e, quando apropriado, um pedido de desculpa. Os profissionais de saúde devem receber formação na comunicação do erro – Disclosure, e as instituições devem estabelecer políticas não-punitivas de relatórios de erro e implementar políticas de Disclosure. CONCLUSÕES: A transparência na comunicação do erro à pessoa, assim como as estratégias adotadas pelas instituições, pode resultar numa redução de processos de negligência e num ambiente mais consciente e seguro.
Leia o artigo completo em: https://spgsaude.pt/spgsweb/wp-content/uploads/2025/04/Revista39-2.pdf