O novo pólo universitário ficará localizado em Cascais e marca a entrada no ensino privado na área da medicina. O Hospital da Luz, em Lisboa, será o hospital parceiro durante a formação.
A Universidade Católica Portuguesa vai ter uma Faculdade de Medicina, noticia o jornal i desta sexta-feira, 9 de Setembro.
A confirmação chega depois de várias tentativas falhadas nesse sentido. O novo pólo universitário irá localizar-se no antigo hospital de Cascais, cuja compra está prestes a ser fechada.
Tendo em conta as exigências de abrir um curso de medicina – como o orçamento anual de uma licenciatura poder ascender a 20 mil euros a cobrir pela universidade e a resistência dos hospitais não universitários em receberem estudantes – a Católica arranjou um parceiro.
Segundo o i, a Luz Saúde junta-se ao projecto. A empresa, dona do Hospital da Luz e da seguradora Multicare, é detida pelos chineses da Fosun que controlam também a seguradora Fidelidade.
O jornal Expresso, que também aborda o tema, escreve que a reitora da Católica, Maria da Glória Garcia, já confirmou a aliança firmada com a Luz Saúde, embora sem avançar mais detalhes.
A intenção é que os novos estudantes de medicina da Católica passem os primeiros três anos do curso no novo hospital de Cascais. A este período juntam-se outros três anos no Hospital da Luz, cuja capacidade está a ser duplicada, recorda o Expresso.
Fonte: Jornal de Negócios, 9 de setembro de 2016