Menu Fechar

Avaliação de Desempenho – Que estratégias estão a ser efetuadas para avaliar os enfermeiros?

  • Resumo – Com o intuito de responder à questão colocada relativamente à avaliação de desempenho, “Que estratégias estão a ser utilizadas para avaliar os enfermeiros?”, foi efetuada uma revisão narrativa da bibliografia e da legislação em vigor com o objetivo de reconhecer os principais conceitos do desempenho e avaliação na gestão organizacional, bem como identificar a tendência atual da metodologia da aplicabilidade da avaliação de desempenho para a Enfermagem em Portugal. Posteriormente optou-se por efetuar uma análise reflexiva dos contextos explorados, com recurso a uma matriz de SWOT. Sugerem-se ainda alguns contributos para melhoria do processo de avaliação de desempenho dos enfermeiros nas unidades de saúde.

Palavras-chave: avaliação de desempenho, Gestão; objetivos e enfermagem.

INTRODUÇÃO

A avaliação de desempenho é uma etapa integrante na gestão estratégica das organizações, sabendo que as pessoas são a chave fundamental para o desempenho e eficácia organizacional. É um processo que permite às organizações avaliarem os comportamentos dos colaboradores num período limitado de tempo com vantagens para o avaliado, avaliador e organização.

Carapeto e Fonseca (2014) referem que deve ser um processo sistemático através do qual uma organização envolve os seus colaboradores como parte integrante e essencial na melhoria do desempenho organizacional, cujo resultado do esforço conjugado tem em vista a concretização da missão e objetivos da referida organização.

Para que os resultados que se pretendem atingir se concretizem, o Estado constitui-se como uma peça importante, quer no supervisionamento do funcionamento das referidas organizações, quer na definição de normas que ajudem a definir caminhos claros para a concretização dos objetivos pretendidos.

  • Consequentemente, porque a avaliação de desempenho dos enfermeiros é considerada um desafio para as organizações de saúde e pressupondo a existência de um processo dinâmico, fundamentado num modelo estratégico de gestão assente na definição de objetivos, emergiu a formulação da seguinte questão: Que estratégias estão a ser efetuadas para avaliar os enfermeiros?

Com o intuito de reconhecer os conceitos fundamentais do desempenho e avaliação na gestão organizacional, bem como identificar a tendência atual da metodologia de avaliação de desempenho para a Enfermagem recorreu-se à elaboração de uma revisão narrativa da literatura, com recurso a bases de dados científicas eletrónicas, assim como literatura cinzenta, consulta de manuais, publicações em série disponíveis em repositórios institucionais de referência.

Leia o artigo completo na edição nº 27 em:
http://www.jornalmedico.pt/wp-content/uploads/rpgs/rpgs027/mobile/index.html

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *