«Tendo em conta as disponibilidades de tesouraria, o Conselho Diretivo já instruiu os serviços respetivos no sentido de, a curto prazo, ainda durante este mesmo mês, poder liquidar mais uma tranche, no valor de sete milhões de euros», adiantou à Lusa fonte da ARS Norte.
A Associação Nacional das Farmácias acusou hoje o Ministério da Saúde de falhar o pagamento de 10,5 milhões de euros às farmácias do Norte, um valor referente ao mês de agosto.
«O Ministério da Saúde não pagou 10,5 milhões de euros de uma fatura global de 31,2 milhões de euros, mesmo com a redução significativa da despesa do Estado com comparticipações dos medicamentos», lê-se num comunicado de imprensa enviado à Lusa.
A ARS Norte acrescentou que no decorrer do atual mês de outubro já procedeu à liquidação do valor de 21,1 milhões de euros a farmácias adstritas à Associação Nacional de Farmácias (ANF) e 1,7 milhões de euros a farmácias agregadas à ANF.
O atraso dos pagamentos da ARS Norte às farmácias atinge atualmente «74,1 milhões de euros», revelou hoje a ANF.
A ANF classifica a atual situação das farmácias de «colapso económico» e informa que existem «1.250 farmácias com fornecimentos suspensos nos fornecedores» e «mais de 300 milhões de euros de dívida litigiosa aos grossistas».
Fonte: TSF, 15 de Outubro de 2012