O Governo aprovou nesta quinta-feira a transferência de mais de cinco milhões de euros para a linha Saúde 24, prorrogando assim o contrato de prestação daquele serviço, em funcionamento desde 2007.
Em reunião de Conselho de Ministros foi autorizada “a realização da despesa inerente à prorrogação do contrato do Centro de Atendimento do Serviço Nacional de Saúde” (linha Saúde 24).
O montante máximo autorizado é de 5,6 milhões de euros, sendo os encargos suportados por verbas do orçamento da Direcção-Geral da Saúde.
A Linha Saúde 24 pretende responder às necessidades dos utentes, ampliando e melhorando a acessibilidade aos serviços e racionalizando a utilização dos recursos, através do seu encaminhamento para as instituições integradas no Serviço Nacional de Saúde mais adequadas.
A funcionar 24 horas por dia, os serviços contemplam a triagem, aconselhamento e encaminhamento dos utentes, aconselhamento terapêutico, assistência em saúde pública e informação geral de saúde.
Nos últimos cinco anos, a Linha Saúde 24 recebeu cerca de 4,3 milhões de contactos de utentes, tendo evitado mais de um milhão de idas desnecessárias às urgências, de acordo com o último balanço feito por este serviço.
Este serviço é constituído por uma equipa de 400 profissionais de saúde especialmente formados para dar aconselhamento ou ajudar o utente a encontrar a melhor solução, e dispõe actualmente de dois centros de atendimento, em Lisboa e no Porto.
Fonte: Correio da Manhã, 27 de Dezembro de 2012