Menu Fechar

PCP quer impedir privatização de centros de saúde

Público

A saúde é um dos alvos eleitos pelo PCP para contestar a política de ataque ao Serviço Nacional de Saúde. Na próxima quarta-feira, a bancada faz uma interpelação ao Governo sobre os cortes nos hospitais e promete apresentar um conjunto de iniciativas nesta área.

O anúncio foi feito hoje pelo líder parlamentar comunista, Bernardino Soares, no encerramento das jornadas parlamentares do partido, que decorreram em Torres Vedras.

Uma das iniciativas visa eliminar a possibilidade de privatizar as Unidades de Saúde Familiar, hipótese que “os governos PS introduziram na legislação e o Governo PSD/CDS se preparam para utilizar”, advertiu Bernardino Soares.

Questionado sobre declarações do ministro da Saúde, Paulo Macedo, esta manhã, em que afirmou existir desperdício na saúde, o líder da bancada do PCP referiu que essa conclusão tem origem num relatório, hoje divulgado, que conclui haver margem para os hospitais pouparem 804 milhões de euros.

“São uma espécie de contas de merceeiro. Se houver menos internamentos, gasta-se menos. Mas é preciso saber porque é que se prolongam. É porque os cuidados continuados não são suficientes”, afirmou.

Outro projecto de lei que o PCP levará ao plenário permitirá a dispensa gratuita de medicamentos em ambulatório nos hospitais públicos, nos casos em que o seu custo para o hospital seja inferior ao valor da comparticipação paga pelo Estado no mercado privado.

Quanto às alterações à legislação laboral, Bernardino Soares insiste na ideia de que a intenção é aplicar a “lei da selva” e diz que os patrões já querem aplicar as novas regras mesmo sem terem sido discutidas e aprovadas no Parlamento. Para o líder da bancada comunista, as propostas do Governo são um “crime social” e vão merecer uma “forte oposição” do PCP.

Fonte: Público, 04 de Outubro de 2011

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *