Menu Fechar

Ministro assina acordo com OMS – Europa e Observatório Europeu.

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, assinou uma declaração conjunta, com a Organização Mundial da Saúde – Europa (OMS – Europa) e o Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde, para a avaliação externa das políticas de saúde, esta quarta-feira, dia 30 de novembro, no Teatro Thalia, em Lisboa.

A avaliação deverá incluir uma análise global da situação e das políticas de saúde portuguesas no período em estudo e, ainda, áreas específicas a determinar.

Da avaliação global deverá constar, entre outros aspetos, um resumo das principais conclusões de relatórios recentes, internos e externos, sobre o sistema e políticas de saúde, como o relatório da Organização Mundial da Saúde sobre o desempenho do sistema de saúde português (2010), o perfil traçado em 2011 – “Health System in Transition” (HiT) -, e o relatório promovido pela Fundação Gulbenkian “Um Futuro para a Saúde – Todos temos um papel a desempenhar” (2014).

A declaração conjunta preconiza ainda a criação de um painel de revisão, de 4-6 especialistas europeus, preferencialmente de países cujo sistema de saúde seja semelhante com o português.

Participaram, na cerimónia, Hans Kluge, Diretor da Divisão de Sistemas de Saúde e Saúde Pública, da Organização Mundial da Saúde – Europa, Josep Figueras, Diretor do Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde, e Constantino Sakellarides, consultor do Ministro da Saúde.

Fonte: Portal SNS, 30de novembro de 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *