O presidente da Associação portuguesa de administradores hospitalares (APAH), Pedro Lopes, considerou hoje “positiva” a disponibilização mensal de informação de gestão sobre o desempenho dos hospitais e centros de saúde.
O ministro da Saúde vai anunciar hoje que quer os hospitais e centros de saúde a disponibilizar mensalmente informação de gestão sobre o seu desempenho, no seu primeiro ato oficial, em Viana do Castelo.
“Os hospitais têm de fazer relatórios mensais para a tutela, para diferentes departamentos, portanto não vejo óbice a que na perspetiva de transparência do sistema essas informações não devam ou não possam ser publicitadas mensalmente, não vejo inconveniente. Até me parece uma medida positiva”, disse Pedro Lopes à agência Lusa.
Segundo o presidente da APAH, “os hospitais já fazem neste momento reporte de muita informação para a tutela, talvez mais numa perspetiva financeira, do que numa perspectiva de produção”.
“É uma obrigação que nós temos e está determinada pelas medidas do Orçamento de Estado e outras medidas avulsas que assim determinam”, explicou Pedro Lopes.
O ministro Paulo Macedo vai assumir “o compromisso do Governo” de divulgar mensalmente a informação de gestão sobre o desempenho das instituições, como taxas de reinternamento ou rácio entre consultas e urgências.
Fonte: Diário de Notícias, 26 de Julho de 2011