Menu Fechar

Ordem dos Enfermeiros quer processar ministra das Finanças

O bastonário, Germano Couto, critica o “processo moroso” necessário para contratar um enfermeiro e diz que “há um limite para tudo”.

O bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Germano Couto, dos Enfermeiros quer processar a ministra das Finanças.

Germano Couto considera Maria Luís Albuquerque a responsável pela falta de enfermeiros nos serviços de saúde e por impor processos burocráticos de recrutamento.

Em declarações à Renascença, o bastonário disse vai propor ao conselho directivo da Ordem que seja tomada “uma providência judicial contra o Estado” e, sobretudo, contra a ministra das Finanças, que “é o elo final de toda esta cadeia”.

“Há um limite para tudo. A Ordem dos Enfermeiros fez um percurso de diálogo político nos últimos anos que pouco ou nada tem obtido em termos de resultados. Neste momento, a Ordem ponderará, dentro do órgão competente interno, que é o conselho directivo, avançar com medidas judiciais não só contra a ministra das Finanças, porque é a responsável máxima pela contratação de recursos humanos, mas também ao Conselho de Ministros e ao Governo português”, declarou.

Germano Couto dá o exemplo do que apelida de “processo moroso” necessário para contratar um enfermeiro: “Quando um conselho de administração pretende substituir um enfermeiro, tem que pedir autorização à Administração Regional de Saúde respectiva, que, por sua vez, envia o processo para a Administração Central do Sistema de Saúde, que envia o processo para o secretário de Estado da Saúde, que, por sua vez, envia o processo para o secretário de Estado da Administração Pública, que, por sua vez, envia o processo para o Ministério das Finanças, que é o elo final de todo este processo moroso”.

O bastonário da Ordem dos Enfermeiros diz que não há outra solução: ou se contratam enfermeiros ou se fecham de vez serviços e se abatem camas hospitalares.

Fonte: Rádio Renascença, 30 de Agosto de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *