Administradores hospitalares dizem que verbas em dívida dos ministérios da Saúde e das Finanças chegariam para pagar o que os hospitais devem aos seus fornecedores.
A ADSE, o subsistema de saúde dos funcionários públicos, está a dever 350 milhões de euros aos hospitais, ou seja, um quinto da dívida (21,5%) que estes acumularam até ao final de 2010: 1625 milhões de euros. Esta dívida é apenas uma pequena parte das verbas que o Estado está a dever às unidades hospitalares.
Fonte: Diário de Notícias, 21 de Julho de 2011
Os funcionários públicos não fazem os descontos diretos e indiretos nos seus rendimentos, nomeadamente salários, como os outros cidadãos? não ajudam a suportar também o SNS com os seus impostos? então porque tem a ADSE que pagar quando um funcionário público é atendido no Serviço Nacional de Saúde? Porque devem os funcionários públicos pagar duplamente pela saúde e depois também todas as taxas moderadores? O Srs. Administradores hospitalares não sabem que o pagamento da ADSE é erro grasso?
Acrescento: se o sistema de saúde ADSE deve pagar aos hospitais quando um seu beneficiário é atendido pelo SNS, então qualquer outro sistema de saúde que os restantes trabalhadores possuam por via da Empresa em que trabalham (e para o qual que nem descontam) também deveriam pagar (incluindo os SEGUROS dados pelas Empresas)