Menu Fechar

Segurança Social com excedente de mil milhões de euros, SNS negativo em 95 milhões

A Segurança Social registou um excedente de 1081 milhões de euros no primeiro semestre, subindo 133 milhões face ao período homólogo, ao passo que a Saúde tem um saldo negativo em 95 milhões, segundo a execução orçamental de Junho.

De acordo com o documento, divulgado hoje ao princípio da noite, “a Segurança Social registou um excedente de 1 081 milhões de euros, valor superior em 133 milhões de euros ao verificado em igual período de 2010, resultante da diferença de 1,1 pontos percentuais entre a variação homóloga da receita e da despesa efectiva”.

No documento, a Direcção Geral do Orçamento sublinha que “a despesa com prestações sociais observou um decréscimo em Junho de 1,6 por cento, que compara com uma redução de 1,5 por cento no mês precedente”.

Já a Saúde apresenta um resultado menos positivo, tendo registado um saldo global implícito à execução financeira consolidada do Serviço Nacional de Saúde relativo ao primeiro semestre de 2011 de menos 95 milhões de euros, o que revela uma deterioração das contas quando comparadas com igual período do ano passado, em que o valor estava nos -57 milhões de euros.

A DGO salienta, no entanto, que esta degradação é explicada “por uma redução da receita mais acentuada do que a observada para a despesa”.

 

Fonte: Diário de Notícias, 20 de Julho de 2011

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *