A linha telefónica “Saúde 24” lança hoje um novo serviço, destinado a acompanhar os idosos, particularmente os que vivem isolados ou em situações de maior vulnerabilidade. A “Saúde 24 Sénior” funciona a partir do número já conhecido – o 808 24 24 24 -, mas tem a particularidade de não se limitar a receber chamadas. Em função de um plano individual de cuidados previamente estabelecido, são os técnicos deste serviço que contactam regularmente o idoso.
Como condição de acesso ao serviço existem apenas dois requisitos: a pessoa ter mais de 75 anos e conseguir ouvir, explicou ao Expresso o administrador da Linha de Cuidados de Saúde, entidade que gere a “Saúde 24”. O próprio, ou alguém próximo, pode tratar da inscrição, através da linha telefónica (chamada gratuita), acrescentou Luís Pedroso Lima, “após o que é aplicado um modelo de avaliação biopsicossocial, criado com base num algoritmo previamente testado e que permitirá, com base na análise de uma série de parâmetros, estabelecer o plano de acompanhamento para cada idoso”.
Consoante a necessidade e as características de cada pessoa – em critérios como isolamento social, problemas de saúde, hábitos nutricionais – será então agendada uma chamada regular, pelo menos mensal, para que o idoso seja acompanhado e reavaliado, “se isso se justificar”.
400 mil idosos a viverem sozinhos
O último censo, de 2011, registou 400 mil idosos a viverem sozinhos. Mais recentemente, a “Operação Censos Sénior 2014”, promovida pela Guarda Nacional Republicana, sinalizou 33.963 idosos, dos quais 21.286 vivem sozinhos; 4281 vivem isolados; 3026 vivem sozinhos e isolados e 5370 idosos, não enquadrados nas situações anteriores, a viverem juntos, mas que se encontram numa situação de vulnerabilidade considerando as suas limitações físicas e/ou psicológicas.
Ainda que a “Saúde 24 Sénior” comece a funcionar oficialmente amanhã, segundo Luís Pedroso Lima há já mais de 1500 adesões, “que resultam do facto de terem sido contactados alguns dos idosos que ligaram para a Saúde 24 no ano passado”.
O serviço é hoje apresentado pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo. No âmbito do seu lançamento, serão assinados protocolos de parceria com a GNR, PSP e a Casa do Artista, enquanto parceiros estratégicos deste novo serviço.
Fonte: Expresso, 24 de Abril de 2014
inscrever saúde24sénior.j.m.