A Espírito Santo Financial Group “está a deliberar a venda” da participação que detém na Espírito Santo Saúde através da dispersão em bolsa desta empresa do Grupo Espírito Santo, segundo a informação divulgada ao mercado.
“A Espírito Santo Financial Group anuncia que está a deliberar a venda de toda ou a parte da sua participação de 24,9% na Espírito Santo Saúde, provavelmente através de um IPO [oferta pública inicial, em português] sobre a ESS. Os termos e a data desta possível venda ainda não foram determinados e estarão sujeitos às condições de mercado e aprovações necessárias”, afirmou a empresa do grupo Espírito Santo em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Já era conhecido que está a ser preparado para breve a dispersão em bolsa de parte do capital da Espírito Santo Saúde.
Na informação divulgada ao mercado a 14 de janeiro era referido que a operação incluirá um aumento de capital da empresa de 25 milhões de euros e uma venda parcial de ações já existentes detidas pelos acionistas atuais, como Rio Forte, Espírito Santo Financial Group e Companhia de Seguros Tranquilidade, todas empresas ligadas ao grupo Espírito Santo.
No entanto, garantia o comunicado, mesmo após a dispersão em bolsa, a maioria do capital continuará nas mãos do Grupo Espírito Santo: “Após o IPO, prevê-se que a Rio Forte Investments, através da sociedade por si controlada Espírito Santo Healthcare Investments, mantenha uma participação mínima de 51% no capital da ES Saúde”.
Fundada em 2000, a Espírito Santo Saúde é um dos maiores operadores de saúde privado português, detendo oito hospitais privados, um deles gerido em regime de Parceria Público-Privada (Hospital Beatriz Ângelo, em Loures), sete clínicas e duas residências sénior, contando com 8.907 funcionários.
A empresa liderada por Isabel Vaz fechou setembro de 2013 com resultados operacionais de 279,5 milhões de euros e lucros de 9,1 milhões de euros.
Fonte: RTP Notícias, 23 de Janeiro de 2014, por Lusa