Terminou ontem o prazo de apresentação de candidaturas referentes a um concurso para abertura de novas farmácias. Segundo o Infarmed, só para as 14 farmácias a abrir houve 3407 candidatos.
O concurso abrange ainda oito postos farmacêuticos para os quais houve 67 candidatos, tendo estes sido já admitidos. Fonte do Infarmed diz ao DN que houve uma enorme adesão, apesar de ser um setor em crise. “Isto significa que o negócio das farmácias ainda é apetecível, mas ao mesmo tempo é preciso não esquecer que falamos de alvarás que são gratuito. Há muitos farmacêuticos no desemprego, por isso é natural que com este reduzido investimento haja muitos candidatos”.
Sem pagamento de alvarás, os candidatos pagarão a renda, tendo de encontrar um espaço, adaptá-lo e pagar os custos relacionados com a mercadoria. “Não se trata de casos de alvarás milionários, como os de quatro ou cinco milhões que se pagaram”, refere a mesma fonte.
O Infarmed refere na nota de imprensa que este interesse pode “representar um investimento da sociedade no reforço da cobertura farmacêutica no território nacional com impacto positivo nas comunidades locais, apesar das dificuldades que tocam todos os setores”.
O DN já tinha noticiado que havia 466 pedidos de autarquias e autoridades de saúde para abertura de farmácias, tendo sido atendidos, para já, 22. Mas a Associação Nacional das Farmácias já tinha considerado que numa altura em que há 350 farmácias em risco de fechar ou de penhora este era “um sinal enorme de falta de bom senso”, disse ao DN o presidente Paulo Duarte na altura.
As farmácias vão ser abertas nos concelhos de Alcobaça, Viseu, Paços de Ferreira, Maia, Santo Tirso, Lousada, Viana do Castelo, Loures e Vila Franca DE Xira. Já os postos farmacêuticos ficarão em Olhão, Sintra, Viana do Castelo, Ourém, Amarante, Lousã, Lagoa e Figueira da Foz.
Os candidatos ao concurso das farmácias serão agora validados e depois será agendado um sorteio para escolher quem se irá instalar em cada farmácia. Os concursos dos postos já estão mais avançados, porque os candidatos já foram validados. O sorteio irá avançar em breve.
Fonte: Diário de Notícias, 25 de Outubro de 2013