O Governo aprovou, esta quinta-feira, a abertura de um novo concurso para exploração da Linha Saúde 24, mantendo-se em funcionamento o atual contrato de prestação daquele serviço, até que termine o procedimento concursal.
O Conselho de Ministros autorizou “a abertura do procedimento de concurso para a adjudicação da exploração do Centro de Atendimento do Serviço Nacional de Saúde [Linha Saúde 24] e a prorrogação do atual contrato até à conclusão daquele procedimento”.
Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, a despesa autorizada para o funcionamento desta linha é de cerca de 27.830 milhões de euros (a que acresce o IVA), até 2016.
A abertura deste novo concurso sucede-se à decisão do Tribunal de Contas, que em abril recusou um visto ao novo contrato ganho pela Portugal Telecom (PT), por ter discordado do critério de que a empresa venceu por ter sido a mais rápida a apresentar a proposta.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) não concordou com o argumento do Tribunal de Contas, tendo já enviado a sua posição.
Com seis anos de existência, e após ter ultrapassado os 4,5 milhões de contactos, a Linha Saúde 24 vai continuar a ser gerida pela Linha de Cuidados de Saude (LCS), pelo menos até ao resultado do novo concurso.
Fonte: Jornal de Notícias, 30 de Maio de 2013