Menu Fechar

Governo quer aumentar descontos dos pensionistas para ADSE já este ano

Governo quer aumentar descontos dos pensionistas para ADSE já este anoO Governo quer aumentar ainda este ano os descontos dos aposentados do Estado para o subsistema de saúde ADSE, deixando de fora pensões até 485 euros, de acordo com a proposta enviada aos sindicatos.

Assim, à semelhança dos trabalhadores do Estado no ativo, a intenção do Governo é que os descontos para a ADSE passem de 1,5% para 2,25% já este ano (até 31 de dezembro) e para 2,5% a partir de 1 de janeiro de 2014.

De fora, de acordo com o documento, ficam apenas os aposentados que receberem até 485 euros (o valor do salário mínimo nacional atual), bem como os que, depois de aplicado o respetivo desconto, fiquem com uma pensão inferior a este valor.

No atual regime, os aposentados com pensões até 727,5 euros estão isentos de descontos para a ADSE.

Os serviços públicos e os fundos autónomos, enquanto entidades empregadoras, passarão, por sua vez, a descontar 1,25% sobre o salário do trabalhador, uma redução face aos 2,5% que descontam atualmente.

A intenção do Governo de aumentar as contribuições para o sistema de saúde dos funcionários públicos foi anunciada no início do mês pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, mas na ocasião apenas se referiu aos descontos dos trabalhadores para a ADSE e para os subsistemas dos militares, PSP e GNR.

A proposta enviada aos sindicatos – que será discutida na próxima terça-feira – confirma também que o horário de trabalho na função pública aumenta das atuais 35 horas para 40 horas semanais já este ano.

O coordenador da Frente Sindical da Administração Pública (FESAP), Nobre dos Santos, considerou, em declarações à agência Lusa, inadmissível o aumento dos descontos dos pensionistas para a ADSE, referindo que já foram feitas “muitas malfeitorias” a este setor da sociedade.

Fonte: Jornal de Notícias, 22 de Maio de 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *