Menu Fechar

Utentes trocam privados pelos centros de saúde

Movimento de Utentes dos Serviços de Saúde adianta à Renascença que muitos doentes sentem o agravamento do quadro clínico por motivos económicos.

Os médicos de família nunca foram tão procurados. Ao longo do ano passado, mais de sete milhões de portugueses tiveram consulta no centro de saúde, mais 312 mil que no ano anterior. Os dados, citados pelo “Jornal de Notícias”, são avançados pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

Apesar da pressão sobre os centros de saúde estar a aumentar, o número total de consultas baixou quase 5%, fenómeno explicado por Manuel Villas-Boas, do Movimento de Utentes dos Serviços de Saúde.

“Convém esclarecer que muitos utentes deixaram as suas patologias seguir o curso normal e pioraram de saúde, mas foram aguentando, até que chegaram a uma certa altura em que já não puderam aguentar mais. Portanto, estão a aceder, o que é natural, aos médicos de família dos centros de saúde”, constata Manuel Villas-Boas.

Ainda de acordo com os dados da ACSS, as urgências dos hospitais tiveram menos procura e houve menos meio milhão de atendimentos em 2012 em relação ao ano anterior.

Fonte: Rádio Renascença, 18 de Fevereiro de 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *