“Não basta pagar mais impostos”. Portugueses têm de contribuir para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde, prevenindo doenças e recorrendo menos aos serviços, defende secretário de Estado da Saúde.
O secretário de Estado da Saúde considera que os portugueses têm de recorrer menos ao Serviço Nacional de Saúde (SNS). De outra forma, a situação ficará insustentável, diz.
Segundo Fernando Leal da Costa os portugueses têm a obrigação de contribuir para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde, prevenindo doenças e recorrendo menos aos serviços. Não chega pagar mais impostos, defende.
“Se nós, cada um dos cidadãos, não fizermos qualquer coisa para reduzir o potencial de um dia sermos doentes, por mais impostos que possamos cobrar aos cidadãos, o SNS será, mais tarde ou mais cedo, insustentável”, afirmou Leal da Costa, em entrevista à agência Lusa.
Frisando que a manutenção do SNS é indiscutível para o Governo, o secretário de Estado Adjunto do ministro da Saúde diz que “não basta” cobrar impostos e que é necessário que os cidadãos comecem a ter uma atitude de prevenção de doenças para que não precisem tanto dos serviços de saúde.
Fonte: Rádio Renascença, 29 de Dezembro de 2012
Uma entrevista bem sucedida com uma mensagem realista e que deve ser rebatida com algumas das medidas que o governo vai implementar na sua contribuição para a prevenção de doenças evitáveis por boas práticas no quotidiano