Menu Fechar

Aposta na reabilitação “é solução” para enfermeiros e para o Estado

A especialização em enfermagem de reabilitação pode ser a chave para abrir o futuro de muitos jovens devido ao envelhecimento da população, consideram especialistas.

“Prevenir para evitar a doença”, é o lema dos enfermeiros de reabilitação que a partir desta quarta-feira estão reunidos num Congresso Internacional, em Albufeira, onde estão representados países onde a aposta nesta área já provou que dá lucro ao Estado.

Numa altura, em que muitos enfermeiros se vêem obrigados a emigrar por falta de emprego, esta especialização pode também ser a chave para o futuro.

Em Portugal, são apenas 2.500 e não chegam para as encomendas. A especialização em enfermagem de reabilitação pode ser a chave para abrir o futuro de muitos jovens devido ao envelhecimento da população, diz Belmiro Rocha, Presidente do Colégio de Especialidade: “Permite não só um contexto de actuação hospitalar, mas também um contexto de actuação de cuidados de saúde primários e ainda por cima, e este sim é o grande foco de potencial, o contexto domiciliário, porque vão poder quer em termos de exercício liberal ou via IPSS, ter um grande campo de actuação”.

O objectivo da enfermagem de reabilitação é fornecer, sobretudo aos seniores, conhecimentos que aumentem o seu bem-estar, desta forma prevenindo a doença, o que também significa ganhos para o Estado.

“Por exemplo, doentes que têm doença pulmonar obstrutiva crónica, que vão muitas vezes às urgências e são frequentemente internados. Se o enfermeiro conseguir fazer um conjunto de exercícios consegue reduzir as idas às urgências e internamentos. Isto representa ganhos para o erário público”, explica Belmiro Rocha.

Neste congresso cujo tema é “Por um envelhecimento activo” serão conhecidos os exemplos de Espanha, Inglaterra e Canadá, países que apostaram nesta área e tiveram sucesso.

O dia de sábado será de actividades com a população no pavilhão gimnodesportivo de Albufeira.

Fonte: Rádio Renascença, 5 de Novembro de 2012

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *