Menu Fechar

Troika chumba reforço de 432 milhões para pagar dívidas da saúde

A verba inscrita no Orçamento Rectificativo não foi autorizada porque o ‘stock’ de dívida vencida voltou a crescer este ano.

A ‘troika’ chumbou o reforço de 432 milhões de euros para o pagamento de dívidas da saúde. O segundo Orçamento Rectificativo (OR), que o Governo entregou à Assembleia da República a 15 de Outubro, contemplava mais 432 milhões de euros para pagamento de dívidas vencidas dos hospitais aos seus fornecedores. Um montante que, afinal, não foi autorizado pelas instâncias internacionais, apurou o Diário Económico.

Durante a sexta avaliação ao programa de ajustamento – que terminou no fim-de-semana – a ‘troika’ detectou uma acumulação das dívidas vencidas ao longo de 2012. Terá sido este o argumento transmitido aos ministros da Saúde e das Finanças para proibir a utilização dos 432 milhões de euros sem reflectir o seu impacto no défice deste ano. Recorde-se que, de acordo com a nota explicativa da proposta de OR, “a utilização deste montante está dependente da sua aceitação pelos parceiros internacionais e do seu impacto nas contas nacionais”.

Fonte: Económico, 20 de Novembro de 2012

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *