O Ministério da Saúde vai dar prioridade à contratação de candidatos que já tenham um vínculo à função pública, mas qualquer enfermeiro pode concorrer às novas vagas.
Há assim um alargamento das regras porque até agora o ministério de Paulo Macedo tinha apenas oficializado a abertura de um concurso para que 750 enfermeiros com contratos a termo passassem para os quadros do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Segundo o Diário Económico, a informação sobre esta mudança de planos surge numa resposta enviada pelo Ministério da Saúde ao grupo parlamentar do Partido Socialista, que questionou o executivo sobre a contratação de enfermeiros por menos de quatro euros por hora.
O executivo esclarece que já deu orientações para que os enfermeiros recebam cerca de oito euros e meio por hora. Perto de 1200 euros brutos por mês, o valor mais baixo da tabela salarial da carreira de enfermagem.
O ministério esclarece que é esta é uma exceção para resolver carências e lembra que as contratações estão limitadas pelo memorando assinado com a troika, que prevê uma redução do número de funcionários públicos.
Fonte: TSF, 31 de Agosto de 2012