Quem usa a Linha de Saúde 24 recomenda. É o que fazem 99% dos utentes, revela um relatório sobre o acesso a cuidados, divulgado esta terça-feira pelo Ministério da Saúde, avança a Rádio Renascença.
A linha, que atendeu perto de duas mil chamadas por dia, continua a ser um serviço apreciado pelos utentes e evita muitas deslocações inúteis às urgências.
O estudo, que inclui dados até final do ano passado, destaca pela negativa os tempos de espera ou a utilização dos cheques dentista. De todos os que foram emitidos entre 2010 e 2011, só 30% foram efectivamente utilizados pelos jovens nos dentistas, um dado que surge sem explicação.
Existe ainda uma redução de outro tipo de cheques, como os cheques cirurgia, que permitem recorrer ao privado quando o sector público não responde a tempo, onde a quebra vem desde 2008, quando foram emitidos 110 mil cheques, enquanto no ano passado já só foram emitidos 80 mil vales.
O número de cirurgias até aumentou, mas não foi suficiente para travar os tempos de espera que passaram de 3 para 3,3 meses, em média.
Quanto às consultas, quer nos hospitais quer nos centros de saúde, fizeram-se mais que no ano anterior.
Já em relação a tempos de espera, a maioria das unidades de saúde cumpre, mas muitas continuam a ultrapassar os tempos recomendados, nomeadamente em consultas consideradas urgentes.
A informação aos utentes sobre quanto terão de esperar por cirurgias ou consultas também está muito aquém do que a lei determina.
Fonte: RCM Pharma, 3 de Agosto de 2012