Menu Fechar

“Saúde não vai ter mais cortes”

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, afirmou esta terça-feira, que não vai haver mais cortes no sector da saúde. As declarações foram feitas no âmbito da iniciativa ‘Redacção Aberta’, do Jornal de Negócios. Paulo Macedo foi o convidado desta terça-feira.

“Acho que não deve haver mais cortes na Saúde e vou defender essa posição”, afirmou Paulo Macedo, acrescentando, porém, não saber “como vai ser daqui a uns meses”.

Paulo Macedo disse ainda que a decisão mais difícil que tomou como governante, desde há um ano titular da pasta, foi o ter sido “solidário na redução da despesa na Saúde”, uma obrigação imposta pelo Memorando da Troika.

Os combates contra a fraude e a corrupção foram um dos aspectos importantes desenvolvidos no seu mandato. “Foram desmanteladas duas redes que lesaram o Serviço Nacional de Saúde, uma das quais retirando mesmo os medicamentos das farmácias, e isso foi conseguido por mérito da Polícia Judiciária, Ministério Público e Ministério da Justiça”, afirmou o ministro.

Paulo Macedo acrescentou que nesse combate houve elementos envolvidos, “médicos que recebiam rendimentos elevados, a indústria farmacêutica e as farmácias”.

Os hospitais construídos em parceria público-privada (as chamadas PPP) foram, segundo Paulo Macedo, vantajosas para o Estado e deu o exemplo dos hospitais de Braga, Vila Franca de Xira e de Cascais, unidades que foram substituídas, ao contrário do Hospital de Loures, que é uma nova unidade. “Em várias PPP, os preços são favoráveis ao Estado, em que não há rendas excessivas”, sublinhou o ministro.

Fonte: Correio da Manhã, 17 de Julho de 2012

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *