Menu Fechar

Enfermeiros e dentistas emigram

Enfermeiros e dentistas estão a procurar alternativas no estrangeiro, face à falta de emprego em Portugal. Segundo a Ordem dos Médicos Dentistas, desde 2009, cerca de 700 (10%) profissionais autorizados a exercer em Portugal já pediram a documentação necessária para deixar o País.

Os principais países de destino dos dentistas são Reino Unido, Suécia, Suíça, França, Luxemburgo e Noruega. Um dentista recém-formado pode receber entre 500 a 600 euros em Portugal, enquanto em Inglaterra recebe 10 vezes mais.

Já enfermeiros são cerca de 1000 os que emigraram este ano. A Ordem dos Enfermeiros refere que recebe diariamente cerca de 10 pedidos de documentação. Os países de eleição para a emigração dos jovens enfermeiros são Espanha (2,2%), Inglaterra (2,1%), Suíça (1,2%), França (1,9%) e Canadá (0,1%).

A Alemanha é um dos países que maior interesse tem revelado na contratação dos profissionais portugueses. A empresa ‘Brandler & Rauschelbach’ está a recrutar médicos e enfermeiros para preencher mais de 5500 vagas para médicos e 12 000 para enfermeiros. “Um grande número não possui os conhecimentos básicos da língua alemã”, refere Katharina Fortmann do Rego, responsável pelo recrutamento.

Fonte: Correio da Manhã, 14 de Julho de 2012

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *