Hospitais franceses e, também, alemães e suíços contrataram recentemente dezenas de enfermeiros portugueses. A informação foi confirmada ao Expresso pelo secretário de Estado das Comunidades, José Cesário. “Na Alemanha há mesmo um hospital que lhes dá formação em língua alemã”, acrescentou o membro do Governo português.
Só o imenso hospital Mondor, em Créteil (região de Paris), vai contratar brevemente 60 enfermeiros portugueses de uma assentada. A informação foi fornecida ao Expresso no local.
Também aqui, os enfermeiros terão apoios especiais para a sua integração no estabelecimento, com designadamente a nomeação de uma funcionária bilingue para os acompanhar nos primeiros tempos.
De acordo com José Cesário, a secretaria de Estado das Comunidades encaminha todos os casos de que tem conhecimento para o Instituto de Emprego. “Têm-nos chegado pedidos de profissionais em diversas áreas e confirmo que foi concretizado o recrutamento de 40 enfermeiros para diversos hospitais do sul de França, da Suíça e da Alemanha”, explicou o governante.
Em França, o salário de um enfermeiro, nos hospitais públicos, vai de 1500 até 2300 euros (no fim da carreira).
Fonte: RCM PHARMA, 4 de Julho de 2012