Menu Fechar

Complexo hospitalar vai empregar 900 pessoas

O município de Vila do Conde vai ter a funcionar, até ao final deste ano, uma unidade de saúde privada orçada em cerca de 90 milhões de euros e que empregará cerca de 900 pessoas.

O complexo hospitalar, que inclui oito edifícios autónomos, foi apresentado esta terça-feira aos jornalistas e resulta do investimento privado do empresário Manuel Agonia, o mesmo que há cerca de 25 anos fundou a Clipóvoa.

O investimento nesta unidade de saúde, “que está a ser edificada com materiais e equipamentos de excelência, ronda os 90 milhões de euros”, sendo que, até agora, “já foram investidos 36 milhões, integralmente financiados com capitais próprios”, explicou o empresário.

A unidade vai ainda criar “862 postos de trabalho”, de onde se incluem “139 médicos e farmacêuticos e ainda 229 enfermeiros”, especificou Oliveira Marques, que já foi administrador da empresa Metro do Porto e que agora faz parte do conselho de administração deste hospital.

Denominada “Hospitais Senhor do Bonfim”, a estrutura está localizada na freguesia de Touguinhó e ocupa uma área de 13 hectares, sendo que estará vocacionada para pediatria, assim como para doenças geriátricas do tipo Alzheimer e Parkinson, explicou ainda Manuel Agonia.

Também tratará doentes bipolares, assim como alcoolismo e toxicodependência, frisou.

A nova unidade de saúde vai estar preparada para “receber doentes de todas as partes do mundo, num espaço de 24 horas, sendo que o edifício terá uma área dedicada à “telemedicina”, o que faz com que seja possível “fazer um primeiro diagnóstico à distância”, explicou também Oliveira Marques.

Além de um hospital geral, com sete salas de bloco operatório, 113 quartos duplos e individuais com 241 camas, salas de partos e de recobro e cuidados intensivos, os Hospitais Senhor do Bonfim incluirão também um centro neurológico com três pisos, 168 camas e seis salas de consulta.

Um serviço de ambulatório, salas de consulta, refeitórios, capela, farmácia, áreas de lazer, um auditório e ainda um heliporto, fazem parte do projeto.

Todo o edifício no seu interior é “climatizado e os materiais usados são de primeira qualidade, sendo que, muitos deles, estão a ser utilizados pela primeira vez em Portugal”.

“Não há em Portugal nem na Europa um hospital tão moderno e especializado como este”, garantiu também o empresário.

” margem da visita, a administração da unidade e a Câmara Municipal de Vila do Conde assinaram um protocolo de colaboração que entre outros pontos, visa promover, junto do Governo, a inclusão dos Hospitais Senhor do Bonfim no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Seria impensável que o Governo não reconhecesse que esta unidade tem condições para prestar serviço público”, disse a propósito o autarca local, Mário Almeida, presente na cerimónia.

Fonte: Jornal de Notícias, 22 de Maio de 2012

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *