Menu Fechar

Hospitais começam o ano com buraco de 43,4 milhões

Os 38 hospitais e centros hospitalares e as sete unidades locais de saúde (ULS) que integram os mapas com a monitorização mensal divulgada pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) registaram um resultado operacional negativo de 43,4 milhões de euros no final de Janeiro, o que representa uma descida de 36,7% em relação a igual mês de 2011.

Estes números são ainda provisórios e pecam por defeito, na medida em que os dados divulgados pela ACSS não incluem várias unidades hospitalares, algumas delas as maiores do país – como o Centro Hospitalar de S. João, no Porto, e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra -, que, apesar de já terem sido objecto de fusão em Dezembro de 2010, continuam sem aparecer nos mapas.

Os dados da ACSS indicam que os custos destas unidades totalizaram 337,4 milhões de euros em Janeiro, menos 6,37% do que no período homólogo, e os proveitos (receitas) atingiram os 294 milhões, o que traduz um acréscimo de apenas 0,80%. As despesas com pessoal caíram 9,58% e os custos com o material clínico 7,94%.

Fonte: Público, 10 de Março de 2011

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *