A esmagadora maioria dos 89 estabelecimentos de saúde públicos, privados e sociais avaliados pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) cumpre os critérios de qualidade em termos de excelência clínica, segundo o relatório do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), avança a agência Lusa.
Os resultados divulgados esta quinta-feira referem-se aos episódios em Janeiro e Dezembro do ano passado e “reflectem o resultado do cálculo de indicadores seleccionados no âmbito de procedimentos e patologias específicas, no contexto de Acidente Vascular Cerebral (AVC), cirurgia de ambulatório, enfarte agudo do miocárdio, ginecologia, obstetrícia, ortopedia e pediatria”.
Esta avaliação incluiu, pela primeira vez, os resultados da área de cirurgia de ambulatório.
Dos 89 estabelecimentos que se submeteram à avaliação, 75 (84 por cento) demonstraram cumprir os critérios de qualidade exigidos pela ERS, tendo obtido a estrela do primeiro nível de avaliação, segundo uma nota do Regulador.
Quatro estabelecimentos não cumpriam os critérios e dez não deram informação.
Os 75 estabelecimentos que cumprem os critérios de qualidade em termos de excelência clínica vão, numa fase posterior, fazer parte de um ‘rating’ que irá classificar as instituições em termos de melhorias que obtiveram nos vários indicadores.
Fonte: RCM Pharma, 16 de Novembro de 2012