Siga-nos no Facebook

Total de Visitas: 270786

“SIMPLEX+ Saúde 2018” com 55 medidas para simplificar acesso dos utentes ao SNS

Publicado por Dr Miguel Sousa Neves em Quinta-feira Fev 8, 2018

O Programa engloba 55 medidas de simplificação e modernização, estabelecendo como prioridade o reforço do poder do cidadão no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O objetivo é promover a disponibilidade, acessibilidade, comodidade e humanização dos serviços, através da implementação de medidas de simplificação na saúde, facilitando o acesso e a utilização do SNS.

O Programa SIMPLEX+ Saúde engloba o desenvolvimento de 55 medidas de simplificação e modernização, das quais se destacam:

  • Nascer com médico de família e boletins de saúde eletrónicos: desmaterializar a comunicação de dados administrativos e clínicos entre prestadores de cuidados de saúde e com o cidadão, no âmbito dos cuidados de saúde associados ao nascimento, pediatria e adolescência.
  • Alerta pessoas em risco: implementação, na aplicação de registo clínico dos meios de emergência médica, de uma sinalização de cidadãos em situação de risco.
  • Registo de Saúde Eletrónico +: disponibilizar o acesso aos dados clínicos dos utentes pelos prestadores de cuidados de saúde dos setores público, privado e social, contribuindo para a criação de uma visão completa dos dados de saúde do cidadão.
  • Registo Eletrónico de Certificados de Incapacidade Temporária: uniformizar os modelos de certificado de incapacidade temporária (CIT) e desmaterializar os processos associados à sua emissão (incluindo os novos modelos «Doença Direta» e «Doença Profissional»), promovendo a interoperabilidade entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Segurança Social.
  • Resolução rápida e eficaz de conflitos na saúde: simplificar o acesso à informação e procedimentos de resolução de conflitos, permitindo a submissão online do pedido de mediação, com vista à rápida resolução de conflitos.

Conheça as restantes medidas em: https://www.sns.gov.pt/noticias/2018/02/08/simplex-saude-2018/

Deixe o seu comentário

Comentário