Siga-nos no Facebook

Total de Visitas: 270790

Quase 280 mil utentes escolheram o hospital que queriam para ter uma consulta

Publicado por Dr Miguel Sousa Neves em Sexta-feira Jan 5, 2018

Fazem-no sobretudo quando precisam de consultas de ortopedia, otorrino, ofltamologia e dermatologia, as que apresentam maiores tempos de espera. Cerca de 167 mil utentes optaram pelos grandes centros hospitalares de Lisboa e Porto para serem atendidos. A possibilidade de escolher um hospital diferente do da área de residência existe desde Junho do ano passado.

No último ano e meio perto de 278 mil utentes escolheram um hospital diferente do da sua área de residência para ter uma consulta da especialidade. E destes, cerca de 167 mil optaram pelos grandes centros hospitalares de Lisboa e Porto para serem atendidos. No topo das áreas que levaram os utentes a exercer o direito do livre acesso no Serviço Nacional de Saúde (SNS), criado em Junho de 2016, estão dermatologia, ortopedia, otorrino e oftalmologia.

A percentagem de utentes a exercer o livre acesso, 10,7% dos que foram referenciados pelos médicos de família para uma consulta hospitalar, tem-se mantido constante desde que esta possibilidade foi criada.

Leia a notícia completa em: https://www.publico.pt/2017/12/18/sociedade/noticia/mais-de-270-mil-utentes-escolheram-um-hospital-diferente-do-da-residencia-para-ter-uma-consulta-1796244

Deixe o seu comentário

Comentário