Siga-nos no Facebook

Total de Visitas: 270786

Médicos e cidadãos vão ter acesso livre a informação de saúde

Publicado por Dr Miguel Sousa Neves em Quarta-feira Set 5, 2018

A Ordem dos Médicos (OM) e o Ministério da Saúde assinaram hoje um protocolo de colaboração inovador. Trata-se de uma parceria destinada ao apoio da decisão clínica, formação profissional contínua e literacia em saúde para todos os cidadãos.

O Jornal Médico esteve presente na cerimónia, que decorreu esta manhã, por volta das 10:00 horas, na sede nacional da OM, em Lisboa. Na presença de grandes notáveis da Medicina e dos órgãos de comunicação social, o documento foi assinado pelo bastonário da OM, Miguel Guimarães, e pelo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, através da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

O protocolo visa a disponibilização online e gratuita de sistemas de apoio à decisão clínica internacionalmente reconhecidos. Estes sistemas têm como principal objetivo fornecer informação aos profissionais de saúde, nomeadamente aos médicos, que permita uma tomada de decisão clínica mais informada e baseada na melhor evidência científica.

Para o ministro da Saúde, a assinatura deste protocolo significa um passo importante na “luta entre médicos e o ‘Dr.Google’”, na medida em que foi dado “um passo na batalha do conhecimento contra a ignorância, daquilo que é a realidade científica contra a informação desvirtuada”.

Leia a notícia completa em: http://www.jornalmedico.pt/atualidade/36155-medicos-e-cidadaos-vao-ter-acesso-livre-a-informacao-de-saude.html

Deixe o seu comentário

Comentário