Siga-nos no Facebook

Total de Visitas: 275156

Estudo para prevenção de infeções hospitalares desenvolvido em Coimbra

Publicado por Dr Miguel Sousa Neves em Terça-feira Jan 9, 2018

Um contributo para a prevenção de infeções hospitalares é o objetivo do estudo sobre “as condições propícias à colonização e multiplicação de estirpes de bactérias” em ambiente hospitalar que foi desenvolvido na Universidade de Coimbra (UC).

“Conhecer as condições ambientais hospitalares propícias à colonização e multiplicação de estirpes de bactérias responsáveis por infeções nosocomiais, bem como a sua distribuição espacial, foi o objetivo de um estudo microbiológico”, realizado em dois hospitais da região Centro.

A investigação foi desenvolvida por uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde e de investigadores da UC e do Instituto Piaget, liderada por Paula Morais, do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia daquela Universidade (FCTUC).

Os especialistas estudaram a dispersão das bactérias no ambiente hospitalar com ênfase no grupo de “bactérias com elevado impacto nas infeções nosocomiais, designadamente ‘pseudomonas aeruginosa’ (a espécie responsável pelo maior número de infeções nosocomiais), estirpes de ‘klebsiella’ (conhecidas pelo número de multirresistência que têm vindo a desenvolver ao longo do tempo) e ‘micobactérias não-tuberculosas’, como um novo grupo problemático de bactérias”.

Leia o artigo completo em: http://www.jornalmedico.pt/atualidade/34580-estudo-para-prevencao-de-infecoes-hospitalares-desenvolvido-em-coimbra.html

Deixe o seu comentário

Comentário