Siga-nos no Facebook

Total de Visitas: 279984

APORMED: Hospitais deviam 288,5 ME às empresas de dispositivos médicos em agosto

Publicado por Dr Miguel Sousa Neves em Terça-feira Out 23, 2018

Os hospitais públicos deviam, em agosto, 288,5 milhões de euros (ME) às empresas de dispositivos médicos e demoravam em média quase um ano a pagar, revela a Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED).

Em declarações à Comunicação Social, o presidente da APORMED, João Gonçalves, disse que “o problema dos atrasos no pagamento dos hospitais públicos às empresas fornecedoras, nomeadamente de dispositivos médicos, é um problema recorrente”.

“Contudo, o que temos vindo a verificar neste segundo semestre é que a dívida hospitalar tem vindo a aumentar, essencialmente, porque há uma expectativa de uma verba especial de 500 ME que era para ter ocorrido já antes das férias de verão e não ocorreu”, não havendo notícia de quando essa verba será desbloqueada, explica João Gonçalves.

De acordo com os dados mais recentes, que dizem respeito ao passado mês de agosto, a dívida total situava-se nos 288,5 ME e a dívida vencida a mais de 90 dias rondava os 182,2 ME.

Quanto aos prazos médios de recebimentos, o responsável indica que já ultrapassaram os 330 dias (334 dias) nos últimos meses, uma situação que a APORMED considera “inaceitável e francamente penalizadora” para as empresas.

Notícia completa em: http://www.jornalmedico.pt/atualidade/36484-apormed-hospitais-deviam-288-5-me-as-empresas-de-dispositivos-medicos.html

Deixe o seu comentário

Comentário