Siga-nos no Facebook

Total de Visitas: 291129

Miguel Sousa Neves convidado para comentar a discussão sobre a Lei de Bases de Saúde na RTP

Publicado por Dr Miguel Sousa Neves em Quinta-feira Jan 24, 2019

Miguel Sousa Neves, presidente da Direção da SPGS, foi o convidado desta quarta-feira, dia 23 de janeiro, no Jornal das 21h30 da RTP 2, para falar sobre a nova proposta da Lei de Bases da Saúde.

Veja a intervenção a partir do minuto 17.45 aqui:

https://www.rtp.pt/play/p5289/e386018/jornal-2


III Simpósio Luso-Alemão de Turismo discute Turismo de Saúde em Portugal

Publicado por Dr Miguel Sousa Neves em Quinta-feira Jan 10, 2019

Na próxima terça-feira, 15 de janeiro, vai ter lugar o III Simpósio Luso-Alemão de Turismo, este ano dedicado ao tema “Turismo de Saúde em Portugal: Medical Tourismo e Wellness”.

O evento, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, vai decorrer durante todo o dia no Tivoli Oriente Lisboa Hotel e a participação é gratuita.

Segundo a organização, o setor do turismo, que inclui o turismo de saúde e o subsegmento do Medical Tourism, é uma atividade económica estratégica para Portugal. O país pode proporcionar uma vasta oferta aos seus visitantes internacionais no âmbito do turismo de saúde, incluindo o segmento do Medical Tourism, graças aos seus recursos e condições naturais. De acordo com a Estratégia Turismo 2027, e apesar dos muitos progressos e desenvolvimentos, Portugal ainda enfrenta alguns desafios, nomeadamente na promoção internacional e digital do país como destino de Medical Tourism e de Wellness, na modernização de equipamento e instalações em hotéis, spas e clínicas, na formação e consultoria para o desenvolvimento de uma oferta mais consolidada e atrativa.

A Alemanha reúne já um vasto conhecimento neste setor e apresenta diversas propostas para o setor de turismo de saúde, que poderão contribuir para resolver estes desafios e posicionar Portugal ainda melhor como destino relevante para turistas de saúde provenientes da Alemanha.

Neste simpósio poderá obter em primeira mão informações sobre os desenvolvimentos, novidades e projetos no setor do turismo de saúde na Alemanha e em Portugal, com destaque para os seus segmentos Medical Tourism e Wellness. Neste âmbito, 8 empresas alemãs prestadoras e fornecedoras de serviços e equipamentos para o setor do turismo de saúde irão apresentar os seus serviços, propostas e soluções inovadoras bem como possíveis domínios de cooperação com empresas portuguesas.

Nos dias 16 a 18 de janeiro serão realizadas reuniões bilaterais pré-agendadas e mediadas pela CCILA entre os participantes alemães e potenciais parceiros portugueses nas instalações das respetivas empresas portuguesas.


Tertúlia “Vantagens e Desvantagens das PPP’s e EPE’s”

Publicado por Dr Miguel Sousa Neves em Terça-feira Jan 8, 2019

A Sociedade Portuguesa de Gestão de Saúde (SPGS) vem por este meio convidar V. Ex.ª a estar presente na segunda de um Ciclo de Tertúlias sobre temas ligados à Gestão em Saúde e de interesse prático para os profissionais de saúde.

“Vantagens e Desvantagens das PPP’s e EPE’s” é o título da iniciativa que terá lugar no dia 25 de janeiro, às 21h, na sede da Ordem dos Médicos, em Lisboa.

Os oradores convidados são o Dr. Artur Vaz, Administrador Executivo do Hospital Beatriz Ângelo (Loures), e o Dr. Daniel Ferro, Presidente do Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta (Almada).

A moderar a sessão estará o Dr. Carlos Marques, Vice-Presidente da Direção da SPGS.

Pelas 19h30, a anteceder a sessão terá lugar um jantar-buffet, no restaurante da Ordem dos Médicos.

As inscrições com um custo simbólico de 10€/cada, são limitadas às primeiras 40 e devem ser feitas para o email spgsaude@gmail.com ou através do contacto 936 284 159.


Tertúlia sobre “Value Based Health Care” reuniu médicos, gestores e administradores hospitalares

Publicado por Dr Miguel Sousa Neves em Sexta-feira Dez 14, 2018

A Sociedade Portuguesa de Gestão de Saúde (SPGS) promoveu esta quinta-feira à noite, dia 13 de dezembro, a primeira de um Ciclo de Tertúlias sobre temas ligados à Gestão em Saúde e de interesse prático para os profissionais de saúde. A sessão contou com a presença de cerca de 50 pessoas.

 

A Sala de Conferências da Secção Norte da Ordem dos Médicos, no Porto, esteve repleta nesta primeira iniciativa, para discutir o tema “Value Based Health Care”, apresentado por João Marques Gomes, CEO da Nova Healthcare Initiative.

A moderar a sessão esteve Miguel Sousa Neves, presidente da Direção da SPGS, e pelo meio vários dos presentes participaram partilhando as suas ideias, uns dando conhecimento de resultados desta metodologia já aplicada, outros tentando perceber as suas mais valias para uma possível implementação.

A abrir a sessão esteve Rui Capucho, vogal da Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos, que salientou a pertinência do tema.

No final ficou a promessa de mais iniciativas, entre Lisboa e Porto, que promovam a discussão de temas de Gestão de Saúde, que permitam a intervenção de vários intervenientes no setor, desde médicos, gestores, administradores hospitalares e demais interessados e ligados ao setor da Saúde.


Elementos da SPGS participam no Portugal Value Meeting for Health and Care

Publicado por Dr Miguel Sousa Neves em Sexta-feira Nov 30, 2018

Vários elementos da direção da Sociedade Portuguesa de Gestão de Saúde (Vera Rodrigues, Fátima Sousa Neves, Helena Ventura Bugada, Ana Teresa Boquinhas, Isabel Cachapuz, João Hagatong e também Margarida França, da Comissão Nacional) participaram esta quinta-feira, 29 de novembro, no Portugal Value Meeting for Health and Care, que teve lugar na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, iniciativa da qual a SPGS foi parceira patrocinadora.

A iniciativa contou com a intervenção de vários agentes ligados ao tema “Value Based Health Care” (VBHC), com a discussão de vários temas, como “O Conceito de Value-Based Health Care”, “O valor da medição dos resultados após o tratamento cirúrgico”, “Investigação internacional & investigação com dados portugueses”, “Como implementar VBHC no terreno?”, e a “Experiência em Portugal e Espanha”.

A sessão de encerramento contou com a presença de Francisco Ramos, Secretário de Estado Adjunto da Saúde, e ainda de João Marques Gomes, promotor do evento e convidado da SPGS para a 1ª tertúlia que vai ter lugar no próximo dia 13 de dezembro, da Sala de Conferência da Ordem dos Médicos, no Porto.