Menu Fechar

Ciclo de seminários para coordenadores de USF

Ciclo de seminários para coordenadores de USF

Curso sobre Gestão da Qualidade encerrou iniciativa

No passado dia 13 de Outubro, no ISCTE, decorreu o terceiro e último curso do ciclo de três seminários sobre A Gestão nos Cuidados de Saúde Primários, uma iniciativa do INDEG-ISCTE em parceria com a farmacêutica Janssen-Cilag.
Criado com o objectivo de formar os profissionais de saúde que integram as unidades de saúde familiar (USF), este ciclo de seminários pretendeu dotar os clínicos de algumas competências necessárias ao desempenho das novas funções.
Depois do primeiro e segundo seminários, dedicados ao tema Liderança e Estratégia nos Cuidados de Saúde Primários (5 de Maio) e Marketing e Comunicação (23 de Junho), este último curso abordou a temática da Gestão da Qualidade e teve como prelectores o coordenador da Missão para os Cuidados de Saúde Primários (MCSP) e presidente da Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral (APMCG), Luís Pisco, e Carlos Dias da Silva, Mestre em Sociologia, docente da IBS (ISCTE Business School) e doutorando em Gestão de Recursos Humanos em Organização de Saúde.
A Gestão dos Recursos Humanos nas Unidades de Cuidados de Saúde Primários, tendo em conta os novos desafios e tendências do Sistema de Saúde, a Gestão Táctica e Estratégica das pessoas, entendida como a gestão das e pelas competências, Clinical Governance e a Acreditação nos Cuidados de Saúde Primários, foram alguns dos temas abordados ao longo do dia .
Muito para além de uma mera exposição de conceitos, este seminário visou ainda constituir-se como um espaço de partilha de ideias, que ajudem no trabalho diário dos profissionais de saúde participantes e as unidades de saúde que estes representam.
De acordo com Luís Martins, co-director do mestrado em Gestão de Serviços de Saúde, e coordenador deste Ciclo de Seminários, “ este tipo de formação permite que os médicos assumam as responsabilidades de gestão, garantindo uma prática mais enraizada na realidade, potenciando a eficiência e eficácia na prestação dos cuidados de saúde”.


 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *